Notícias

Uma chávena com todos os benefícios do chá
Kero Cristais July 24, 2019

Uma chávena com todos os benefícios do chá

UMA BEBIDA MILENAR

2737 a.c.: Já nesta altura os benefícios do chá eram reconhecidos pelo imperador chinês Shen Nung, que o bebia pelas suas propriedades medicinais. Mas foi com o tratado de Lu Yu, o primeiro tratado sobre chá com caráter técnico, escrito no século VIII (aquando a dinastia Tang), que o papel da China como responsável pela introdução do chá no mundo ficou imortalizado. No século seguinte um monge budista levaria consigo esta bebida até ao Japão.

A Europa só viria a conhecer o sabor do chá séculos depois — estima-se que por volta de 1559, apesar de só no século XVII o seu consumo se ter tornado mais comum. Graças aos navegadores, Portugal foi o primeiro país europeu a consumi-lo, mas foram os holandeses quem importou o primeiro carregamento vindo da China.

Mas, nem por isso os portugueses deixaram de fazer história com esta bebida: foi pela mão de Catarina de Bragança (filha do rei D. João IV e da rainha D. Luísa de Gusmão) que o típico “chá das cinco” entrou nos hábitos ingleses, depois da princesa portuguesa se ter casado com o rei Carlos II, levando consigo a sua bebida preferida. Hoje, o chá é uma das bebidas mais consumidas nas Ilhas Britânicas.

OS BENEFÍCIOS DO CHÁ

Apesar de advirem todos da mesma planta, os chás diferenciam-se uns dos outros, dependendo do processo de secagem e oxidação: quanto mais processadas as folhas de chá, menos polifenóis contêm (estes incluem os flavonoides). Vários estudos têm demonstrado os benefícios do chá para a saúde.

Chá verde
Com alta concentração de flavonoides, entre os vários benefícios do chá verde está o facto de ajudar a baixar o colesterol total e o LDL (o mau colesterol), segundo revela uma compilação de estudos.

Chá preto
De acordo com um conjunto de estudos de 2009, consumir 3 chávenas de chá preto (ou de chá verde) por dia pode ajudar a prevenir a ocorrência de um AVC isquémico (o mais frequente).

Chá branco
Segundo investigadores da Oregon State University, o chá branco parece ser o chá com maior potencial para ajudar a combater o cancro.

Chá oolong
Bastante consumido na China e em Taiwan, um dos benefícios deste chá prende-se com o colesterol. Num estudo, os participantes que consumiam este tipo de chá apresentaram um risco mais reduzido de ter níveis de colesterol total, triglicerídeos e LDL (mau colesterol) elevados.

CHÁ EM PLENO

Engane-se quem pensa que os cuidados com o chá se relacionam exclusivamente a ferver água ao mesmo tempo que se coloca na chaleira as ervas preferidas.

Para apenas obter os benefícios do chá, são necessários pequenos detalhes que fazem uma grande diferença. Só assim se certificará que não se destroem as propriedades desta bebida:

1. Não ferva a água com que vai fazer o chá. Aqueça-a, apenas, até começarem a aparecer as primeiras bolhas de ar, desligando de imediato.
2. Adicione a erva do chá que pretende e abafe com uma tampa por 5 minutos. Deixe a infusão descansar neste período.
3. Passados 5 minutos, coe o chá.
4. Não deve reaquecer o chá.
5. Conserve o chá em local seco e fresco, para que preserve as substâncias benéficas, como os polifenóis e os antioxidantes.
6. Não lhe adicione leite ou açúcar, pois pode comprometer os benefícios do chá.