Isis Ajoelhada
24,00 €

Ísis foi uma divindade egípcia, reconhecida como a mais importante da religiosidade desse povo. Esteve presente também nas crenças de gregos e romanos.

Ísis foi uma importante deusa da religiosidade do Egito Antigo, reconhecida como uma das mais importantes. Era a mãe de todos os faraós e a responsável, junto de seu marido, por ter ensinado à humanidade os conhecimentos básicos da medicina e da agricultura.

Casada com Osíris, foi protagonista de um dos mitos mais importantes da mitologia egípcia: o assassinato de Osíris por seu irmão Set. O culto a Ísis se espalhou por todo o Egito e alcançou Grécia e Roma, convertendo-se em uma importante divindade também para esses povos da Antiguidade.

Resumo sobre Ísis

  • Ísis era conhecida pelos egípcios como Eset.
  • Era esposa de Osíris, e juntos governaram a Terra em um período de paz e prosperidade.
  • Resgatou e ressuscitou Osíris depois de ter sido assassinado por Set.
  • Era considerada a mãe de todos os faraós.
  • Seu culto era muito forte no Egito e alcançou também Grécia e Roma.

Quem foi a deusa Ísis

Ísis era uma divindade da religiosidade egípcia, mas não somente, sendo uma figura importante também na religiosidade de gregos e romanos na Antiguidade. Era a mais importante divindade egípcia e tida como a mãe de todos os faraós.

Acredita-se que Ísis tenha surgido em algum momento do Império Antigo (2686 a.C. a 2181 a.C.), mas o culto a ela se popularizou, ao ponto de ser o mais importante do Egito, só no primeiro milênio a.C. Os egípcios a associavam com a cheia anual que acontecia no rio Nilo e garantia a fertilidade do solo.

Era tida como uma deusa protetora, que se doava pelo bem das pessoas, e também associada com a manutenção da vida após a morte plena e feliz. Além disso, tinha uma forte relação com o trono egípcio e com o poder dos faraós. Era representada com um adorno na cabeça em forma de um trono, uma referência a Osíris.

Era conhecida como Eset (“assento”, em tradução livre), e o nome pelo qual a conhecemos atualmente era a forma como os gregos a chamavam. Ela também recebeu epítetos, usados para definir algumas de suas qualidades, segundo a crença egípcia. Um deles era Mut-Netjer, a mãe dos deuses.

Ela fazia parte da Tríade de Abidos, um grupo de três deuses bastante venerados no Egito: Ísis, Osíris e Hórus. Os egípcios acreditavam que Ísis e Osíris tinham ensinado os conhecimentos da agricultura e da medicina para a humanidade. Além disso, ela era considerada a responsável por instituir o casamento ao casar-se com Osíris.

Também era reconhecida como uma deusa protetora dos comerciantes e dos marinheiros, e era bastante comum que pessoas dos dois ofícios possuíssem amuletos em referência a ela. Esses objetos serviam para quem precisasse da sua proteção.

Por fim, Ísis fazia parte da Enéade de Heliópolis, isto é, um conjunto de nove deuses egípcios que descendiam de Atum ou de Rá. Era filha de Geb, deus da Terra, e Nut, deusa do céu, e era irmã de Osíris (também seu marido), Set, Néftis e Hórus (uma variação do mito a apresenta como mãe desse deus)

Tamanho: 19cm (altura) x 25cm (largura)

0972

Nenhum comentário até ao momento.

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Avalie o produto abaixo.*

Produtos idênticos

Custos de envio grátis*

Encomendas superiores a 50€

*Envio nacional com peso até 2kg

Garantia de Satisfação

14 dias para troca ou reembolso

Apoio ao cliente 24/7

Tlf: (+351) 220 119 715